Onde plantamos

O Programa CarbonOK escolhe as áreas para o plantio das mudas de espécies arbóreas que irão neutralizar as emissões de CO2 pensando em melhorias ecológicas associadas, como a recuperação de áreas degradadas.

As áreas de plantio normalmente estão localizadas nos municípios onde ocorreram as emissões de Gases de Efeito Estufa que se quer neutralizar, porém esta não é uma regra, já que os GEEs se disseminam muito rapidamente na atmosfera.

A escolha das árvores
A neutralização das emissões de CO2 é realizada através do plantio de espécies arbóreas nativas de mata atlântica, ou do bioma onde serão plantadas. A utilização de espécies nativas é um diferencial do Programa CarbonOK, contribuindo com a melhoria da qualidade ambiental, pois as florestas cumprem outras funções ecológicas associadas que acabam por interferir positivamente nas mudanças climáticas.
:

Onde plantamos

Mudas destinadas ao plantio para neutralização de emissões de GEE

 

 

CarbonoKSobre o arbítrio de cada cliente, os plantios destinados a neutralização de seus projetos, podem acontecer de quatro formas diferentes:

 

Fazenda CarbonOK
Área particular localizada no município de Paulo Lopes/SC, grande Florianópolis. Nesta área a responsabilidade pela aquisição das mudas, organização do plantio e monitoramento das mudas é do Programa CarbonOK.
Além de dispor de Áreas de Preservação Permanente, a Fazenda CarbonOK encontra-se em fase de recuperação ambiental. Sendo assim, além de neutralizar emissões de carbono, as mudas plantadas auxiliam na recuperação do ecossistema local.

Na imagem abaixo, estão sinalizadas as áreas de plantio de alguns projetos na Fazenda CarbonOK.

Fazenda CarbonoK

1 – Semana SIPAT Caixa Econômica Federal
2 – Rally Ted Racing e Casamentos: Julia e Bruno | André e Norvaine
3 – Ambiens Consultoria 2009 e Planeta Atlântida 2010
4 – Evento 30 anos RBS SC com show do Roberto Carlos
5 – Aniversário da Maria Clara

Você pode visualizar a Fazenda CarbonOK através do software Google Earth.

Para acessar os conteúdos é necessário possuir o software instalado, clique e baixe agora:

google-earth

 

 

As áreas de plantio, são cercadas e sinalizadas. Além disso, uma equipe de profissionais habilitados são responsáveis pela manutenção das árvores.

Onde plantamos

 

 

 

Áreas Particulares
Quando o cliente possui uma área a qual o plantio possa ser realizado com as devidas especificidades necessárias, o plantio é efetuado através de um Termo de Compromisso fixado entre o Programa CarbonOK e o proprietário da área.

Áreas Públicas
Através de parcerias firmadas com órgãos públicos municipais, o plantio de neutralização pode ser realizado em áreas públicas das cidades onde as emissões foram geradas.
Vários projetos do Programa CarbonOK seguiram este escopo, onde as árvores contribuem para a arborização urbana, recuperam áreas e ampliam o patrimônio de árvores nativas em Áreas de Preservação Permanente.

Onde plantamos

Área de plantio de mudas de neutralização definida junto a Fundação de Meio Ambiente do município de Florianópolis, SC.
Planeta Atlântida 2008.kmz

 

Onde plantamos

Plantio realizado no município de Xangri-lá (RS), em parceria com a Prefeitura Municipal.
Parque Municipal de Eventos de Xangri-Lá.kmz

 

 

Plantio de neutralização no Parque Ecológico do Córrego Grande, município de Florianópolis, SC.

Onde plantamos 

Parque Ecológico do Córrego Grande.kmz

 

Eco Florestamento – Invista no Verde
O Programa CarbonOK firmou parceria com o projeto Eco Florestamento, disponibilizando mais uma opção de plantio para seus clientes.
Trata-se de um plantio comercial, o qual mantêm as características necessárias para a neutralização, como a utilização da espécie nativa Guanandi ou Olandi (Calophyllum brasiliensis). Bem como, favorece a fauna e flora local.
Após completar o processo de neutralização a madeira é comercializada e os lucros são distribuídos aos investidores.

Selo Ecoreflorestamento



Desenvolvido por MDWeb

^