A Neutralização de Carbono - os Gases de Efeito Estufa

Os gases presentes na atmosfera funcionam como o telhado de vidro das estufas de plantas, mantendo o calor (daí o nome "estufa") e este é um importante processo natural que ocorre independente da ação do homem e que garante a manutenção da vida no Planeta Terra.

 

O problema é que a partir da revolução industrial os GEE passaram a ser emitidos para atmosfera em maiores concentrações ao mesmo tempo em que a agricultura se modificou velozmente em todo o mundo: grandes áreas foram desmatadas para a implantação dos cultivos, além do crescimento da pecuária, atividade de criação de animais. Os Gases de Efeito Estufa possuem diferentes Potenciais de Aquecimento Global (GWP - Global Warming Potential): o Gás Metano que animais como bovinos expelem em seus processos digestivos e os gases emitidos dos dejetos (protóxido de nitrogênio) dos animais são muito mais nocivos ao meio ambiente que o dióxido de carbono.

Neutralização de Carbono

O plantio de árvores neutraliza o carbono entre outros benefícios: as florestas estão diretamente relacionadas à regulagem do clima, estocando CO2 em seus organismos vivos através do processo de fotossíntese. Além disso, interferem na temperatura, umidade atmosférica e ciclo de chuvas também protegendo os rios e o solo, garantindo assim o fornecimento da alimentação e habitat para a fauna nativa e recursos hídricos para abastecimento dos centros urbanos.

O Planeta Atlântida está na luta contra o aquecimento global: o evento de 2009 neutralizará suas emissões de Gases de Efeito Estufa plantando árvores da Mata Atlântica. A AMBIENS Consultoria Ambiental pelo segundo ano consecutivo é parceira neste megaevento. É o Planeta Atlântida CarbonOK!

Para ter mais informações sobre este evento acesse o site do Planeta Atlântida.



Desenvolvido por MDWeb

^