Acompanhamento de árvores para neutralização

O Programa CarbonOK possui como um de seus valores a credibilidade na execução de seus trabalhos. Além do desenvolvimento e implantação de uma metodologia destinada aos Inventários de Gases de Efeito Estufa, com base em determinações reconhecidas internacionalmente, a equipe técnica do Programa CarbonOK garante seu profissionalismo através do monitoramento das mudas plantadas para a neutralização dos GEE.

 


Os profissionais envolvidos no Programa emitem Anotação de Responsabilidade Técnica sobre os projetos executados, que compreende o plantio e o monitoramento das espécies nativas. Sendo assim, a responsabilidade pelas áreas de plantio de neutralização é do Programa CarbonOK.
Este acompanhamento técnico visa garantir o estabelecimento das plantas no local de forma a favorecer seu desenvolvimento, garantindo que os gases de efeitos estufa sejam efetivamente neutralizados.
A Fazenda CarbonOK, por exemplo, foi analisada pelos técnicos do Programa, os quais identificaram entre outras características a serem consideradas, que:

- O terreno apresenta o relevo ondulado, portanto, a abertura das covas para o plantio sem o revolvimento do solo ajuda a evitar o processo de erosão;
- O solo apresenta baixos índices de fertilidade e mostra-se bastante compactado devido sua utilização no passado com pastagem e cultivo de mandioca, além de área de aterro sanitário desativado;
- A análise do solo realizada no local indicou a necessidade do uso de calcário para correção da acidez e de fertilizantes para disponibilização de nutrientes para as plantas.

Além disso, após a etapa de plantio alguns cuidados fazem-se necessários para a manutenção das mudas de Olandi. O coroamento das mudas, por exemplo, tem função de reduzir a competição por luz e nutrientes com plantas invasoras. A cada monitoramento realizado, verifica-se a necessidade de coroamento, irrigação, controle de pragas e doenças, bem como do uso de adubação de cobertura, desrama entre outros.
As áreas de plantio são cercadas para evitar a entrada de animais que possam danificar as mudas plantadas. Abaixo, como exemplo, a área destinada à Neutralização dos Gases de Efeito Estuda do Planeta Atlântida 2010:

Área durante o plantio das mudas:
 
Acompanhamento de árvores para neutralização



Área 30 dias após o plantio, devidamente cercada:

Acompanhamento de árvores para neutralização

O perfeito crescimento das mudas é de extrema importância, haja vista que, é neste processo de crescimento, através da fotossíntese, que o Gás Carbônico é capturado da atmosfera, neutralizando assim as emissões dos Gases de Efeito Estufa.

Abaixo imagens de mudas de Olandi, plantadas a aproximadamente um ano, utilizadas para a Neutralização das emissões de carbono da equipe Ted Racing no Rally de Velocidade 2009:

Acompanhamento de árvores para neutralização

Acompanhamento de árvores para neutralização



Desenvolvido por MDWeb

^