Grupo RBS em dia com o Planeta!

O Grupo RBS demonstrou mais uma vez o seu comprometimento na luta contra as mudanças climáticas ao adotar a neutralização das emissões de Gases de Efeito Estufa no Planeta Atlântida 2010 do Rio Grande do Sul.

 

Assim como em Santa Catarina, o evento já teve as suas emissões de carbono neutralizadas, contudo 2010 é o primeiro ano da parceria entre o Grupo RBS e o Programa CarbonOK, no estado do Rio Grande do Sul.
A equipe do Programa CarbonOK esteve presente durante a realização do evento identificando as fontes de emissões de GEE com o selo CarbonOK. Além disso, foram disponibilizados banners e cartazes com frases de cunho educativo aos planetários.
 
Grupo RBS em dia com o Planeta!


Para a realização do inventário foram quantificadas das emissões provenientes dos deslocamentos aéreos e terrestre dos artistas que se apresentaram durante os dois dias do evento, os deslocamentos terrestres dos equipamentos que foram utilizados para montar as estruturas do palco, o consumo de energia elétrica e a geração de efluentes e resíduos.

Grupo RBS em dia com o Planeta!


No evento Planeta Atlântida 2010 foram quantificadas 172,87 tCO2e. Para a neutralização destas emissões será realizado o plantio de 1100 árvores nativas do Rio Grande do Sul.
O plantio, realizado no mês de abril devido ao clima mais favorável para a sobrevivência das mudas, será feito através de parceria com a prefeitura de Xangri-Lá/RS em uma Área Verde indicada pela Secretaria do Meio Ambiente, denominada Parque Central, no balneário de Atlântida, que atualmente encontra-se recoberta por gramado.
As mudas de árvores nativas do estado do Rio Grande do Sul foram adquiridas no Viveiro Chassot, localizado no município de Maquiné/RS especializado em espécies nativas do estado e registrado na Secretaria do Meio Ambiente – SEMA.
Dentre as mais de 30 espécies escolhidas estão Carobão (Jacaranda micrantha), Camboatá-vermelho (Cupania vernalis), Aroeira-vermelha (Shinus terebinthifolis), Angico (Parapiptadenia rigida), Araçá-amarelo (Psidium cattleyanum),Ipê-amarelo (Tabebuia Alba), Chal-chal (Allophylus edulis), Cedro-rosa (Cedrella fissilis), Ingá-feijão (Inga marginata), entre outras.
Com este plantio o Grupo RBS receberá do Programa CarbonOK o quinto Certificado de Evento Neutralizado, salientando a sua responsabilidade socioambiental.
Grupo RBS plantando iniciativas, ações e árvores!



Desenvolvido por MDWeb

^