Por um PLANETA consciente

O Planeta Atlântida de Santa Catarina aconteceu nos dias 15 e 16 de Janeiro no Parque do Planeta, em Florianópolis/SC e reuniu 70 mil pessoas distribuídas entre shows nacionais, regionais, tendas alternativas, espaço vip, entre outros e recebeu do Programa CarbonOK o selo de Neutralização de Carbono, que esteve presente no evento.

 

O Planeta Atlântida é o maior evento musical do sul do país e está na luta contra o aquecimento global pelo terceiro ano consecutivo, por meio da implantação do Programa de Neutralização CarbonOK, no qual as emissões de carbono do evento são neutralizadas através do plantio de árvores nativas do bioma Mata Atlântica, que enquanto se desenvolvem absorvem da atmosfera os gases causadores do efeito estufa através do processo de fotossíntese.
O Programa de Neutralização de Carbono – CarbonOK, efetuou o plantio de aproximadamente 2.600 árvores para eventos públicos realizados pelo do Grupo RBS desde o ano de 2008. Em 2010, estima-se o plantio de aproximadamente duas mil árvores, para a neutralização dos Planetas SC e RS, capazes de capturar da atmosfera uma média de 300 toneladas de carbono equivalente.
O Planeta Atlântida recebeu o selo CarbonOK que certifica e identifica a neutralização de carbono do evento:
Selo CarbonOK no site do Planeta Atlântida identificando a neutralização do evento:

Por um PLANETA consciente

As principais fontes de emissão de carbono do evento também receberam o selo de neutralização:

Geradores de Energia
Por um PLANETA consciente


Vans de translado dos artistas

Por um PLANETA consciente

Caminhões que transportam os equipamentos e estrutura do palco

Por um PLANETA consciente

Por um PLANETA consciente

 
Além disso, um trabalho de conscientização ambiental, também foi efetuado no Parque do Planeta.
Na entrada do Parque do Planeta e demais locações estratégicas, o público recebia informações sobre a neutralização das emissões do evento:
Entrada do Parque do Planeta

Por um PLANETA consciente

Detalhe de banner exposto
Por um PLANETA consciente


Os banheiros e área VIP foram sinalizados para a educação ambiental do publico, para reduzir o gasto de água, por exemplo:

Saída da área VIP para praça de alimentação sinalizada

Por um PLANETA consciente

Banheiros sinalizados

Por um PLANETA consciente


Praça de alimentação com banners de educação ambiental

Por um PLANETA consciente

A implantação do programa de neutralização das emissões de carbono do Planeta Atlântida, também foi divulgada aos artistas que se apresentaram no palco principal do evento.


Na saída do Camarim e na entrada do Backstage foram alocados banners de explicação sobre a iniciativa do Planeta.


Banner explicativo alocado na saída do camarim
Por um PLANETA consciente
 

Banner explicativo na entrada do Backstage

Por um PLANETA consciente

 
O Inventário das emissões de gases de efeito estufa do Planeta Atlântida Santa Catarina foi finalizado esta semana, após a compilação das informações sobre as fontes de emissão de gases, como a geração de resíduos sólidos e geração de energia, que podem ser quantificados exatamente somente após a realização do evento. Dados como o deslocamento aéreo dos artistas do estado de origem até a cidade de Florianópolis/SC, assim como os transportes: aeroporto – hotel – evento – hotel – aeroporto, também foram considerados para o levantamento das emissões de carbono gerados pelo evento.

Foi quantificada a emissão de 148,06 toneladas de carbono equivalente (unidade de conversão de medida utilizada para comparar os diferentes gases de efeito estufa), o que equivale ao plantio de 823 árvores que por sua vez, através do processo de fotossíntese, irão capturar da atmosfera a quantidade de carbono equivalente contabilizada, neutralizando as emissões de carbono do evento Planeta Atlântida de Santa Catarina.

O plantio das árvores para neutralização deve acontecer nos próximos dias na Fazenda CarbonOK, uma área em fase de recuperação ambiental localizada no município de Paulo Lopes/SC. Após este plantio o Grupo RBS, irá receber o Certificado de Evento Neutralizado emitido pelo Programa CarbonOK que efetiva a implantação do programa ao evento.

Os mesmos trabalhos fazem parte do planejamento para implantação do Programa CarbonOK no estado do Rio Grande do Sul, que acontece nos dias 05 e 06 de Fevereiro, na Praia de Atlântida, município de Xangri-lá, que terá pela primeira vez, as emissões de gases de efeito estufa gerados pela organização e realização do evento, neutralizadas e certificadas.

 



Desenvolvido por MDWeb

^