Associação de Surf da Joaquina no Caminho da Sustentabilidade

A Associação de Surf da Joaquina (ASJ) deu o primeiro passo de um projeto inovador, que busca, além de beneficiar a natureza, valorizar e perpetuar o título dos atletas competidores.

O projeto consiste em uma parceria da ASJ com o Programa CarbonOk®, que é um programa de gestão de gases de efeito estufa aplicado pela Ambiens Sustentabilidade Integrada, uma das líderes na área de tecnologia e consultoria ambiental no Brasil, fundada em maio de 2001.

A equipe técnica multidisciplinar do Programa CarbonOk® atua no planejamento, execução, operação e encerramento dos projetos de GEE, de acordo com metodologias internacionalmente reconhecidas e diretrizes recomendadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo IPCC (Intergovernmental Panel for Climate Change), além de atender a todas as exigências da legislação ambiental vigente no Brasil.

O projeto lançado foi denominado de ‘BOSQUE DAS VITÓRIAS’, e consiste no plantio de árvores nativas no estacionamento da Joaquina, realizados por vencedores de campeonatos de surf na praia da Joaquina.

Além de compensar parte das emissões de gases de efeito estufa relacionadas ao evento, a ação ainda proporcionará sombreamento para os carros e pessoas, alimento para fauna silvestre, valorização esportiva do título dos atletas e atuação de responsabilidade socioambiental para a ASJ.

O primeiro plantio do projeto se deu durante a abertura do Circuito Catarinense de Surf Profissional 2023, e contou com o apoio da Federação Catarinense de Surf (FECASURF), que está lançando um processo de Certificação Ambiental para eventos de surf, chamado SELO EVENTO SUSTENTÁVEL FECASURF. Conforme o Diretor Socioambiental da FECASURF, o Biólogo Reinaldo Jaeger:

No processo de lançamento do Selo Evento Sustentável FECASURF, começamos um trabalho de qualificação da ASJ no que diz respeito à elaboração e aplicação de Sistemas de Gestão Ambiental (PGA) e Planos de Gestão Ambiental (PGA) para eventos de surf, com o objetivo de trazer sustentabilidade para todos as competições realizadas em solo catarinense, tanto da Federação quanto eventos locais de associações.

Foi uma surpresa muito grata saber que a ASJ já possui um trabalho tão organizado na pauta socioambiental e possuía a intenção de lançar um projeto tão legal assim. Aprovamos, apoiamos e lançamos ele de imediato.

A ASJ pode ser considerada um dos grandes exemplos positivos que temos em termo de gestão socioambiental de associações de surf, com uma Diretoria de Meio Ambiente comandada por profissional tecnicamente e legalmente habilitado.

Alex Ribeiro e Tainá Hickel foram os grandes vencedores da primeira etapa do Circuito Catarinense de Surf Profissional 2023, realizado na praia da Joaquina nos dias 02, 03 e 04 de junho, e com isso foram os primeiros atletas a fixarem os seus nomes em mudas de árvores nativas no estacionamento, colocando suas assinaturas nas placas e neste grande projeto da ASJ, que deve ser utilizado como referência pelas demais associações de surf do Estado e do Brasil.

Tainá Hickel surfou a sua bateria final antes da final masculina, e acabou se consagrando a primeira atleta vitoriosa a conquistar o direito de ter uma árvore com o seu nome e em homenagem ao seu título no estacionamento da Joaquina. Diante disso, ela revelou estar:

Muito feliz em ter a minha arvorezinha aqui na praia da Joaquina, é um local especial para mim, é uma iniciativa incrível, algo muito importante e significante para mim.

Meu pai já morou aqui há muitos anos atrás, e poder ter uma árvore aqui com o meu nome e como sendo a primeira árvore de uma Campeã Catarinense Profissional, to amarradona.

Alex Ribeiro foi o primeiro Campeão Masculino à plantar no ‘Bosque das Vitórias’ da ASL falou que:

É uma honra poder estar participando desta iniciativa, eu estou muito feliz em ter vencido na Joaca, um placo clássico, de grandes eventos, então vencer aqui é um peso muito grande.

Daqui há alguns anos voltar aqui, não sei se como atleta, mas talvez como coach ou acompanhando alguém, então, vou passar por aqui e vou sempre me recordar deste momento irado, e estou muito feliz por isso.

O Biólogo Emerílson Emerim, Diretor de Meio Ambiente da ASJ, finalizou o domingo de competição falando que:

A ASJ tem uma grande responsabilidade de a cada campeonato manter e traduzir as suas atividades socioesportivas em uma consciência ecológica, divulgando as ações de preservação ambiental ao longo dos seus eventos.

Estamos buscando a melhoria da qualidade ambiental da nossa praia, a melhoria das condições climáticas, transformando o nosso estacionamento em um parque de árvores nativas, atrativo de avifauna e com sombreamento para os usuários da praia.

Mais uma ação que consolida esta gestão da ASJ como uma gestão participativa na área social, ambiental e de governança.

Você poderá acompanhar as informações sobre o projeto e sobre as instituições envolvidas nele por meio dos seguintes sites e redes sociais:

FOTOS: Marcio David (https://www.instagram.com/marciodavidphoto/)