Compreendendo o Mercado de Crédito de Carbono – Parte 3

O Mercado de Crédito de Carbono está cada vez mais comentado nas empresas, manchetes dos jornais e nos discursos de políticos, mas o que é exatamente este mercado? O blog do Programa CarbonOK® lhe ajudará a entender o que é, por meio de uma série de publicações. Vamos para a parte 3?

Mercado Voluntário de Créditos de Carbono

Empresas que optam voluntariamente por gerir e compensar as suas emissões de GEE buscam ferramentas que auxiliem elas neste objetivo com a maior credibilidade possível, buscando conquistas e benefícios reputacionais (e não obrigações e cumprimento de metas, como no Mercado Regulado de Carbono), pois consumidores e investidores exigem cada vez mais uma postura mais ética e ativa das organizações frente às questões socioambientais.

O Mercado Voluntário atualmente é o meio mais viável para os brasileiros acessarem o Mercado Internacional de Crédito de Carbono. Este mercado transita mais pelo âmbito privado, de maneira mais célere e menos burocrática do que o Mercado Regulado, que depende muito do poder público e da ONU.

Para garantir a credibilidade, foram criados padrões para colocar regras básicas, que dessem confiabilidade aos projetos de Créditos de Carbono registrados em algumas plataformas.

Desta maneira, nasceu Mercado Voluntário de Créditos de Carbono, que é baseado em Padrões Internacionais. Padrões de carbono são referências para registro, validação, verificação e certificação de projetos de carbono, que são amplamente aceitos pelo mercado. Estes Padrões utilizam metodologia robusta e um processo detalhado de análise para garantir que os projetos sejam confiáveis, verificados por auditorias externas (terceira parte) e que impactem positivamente o meio ambiente e as comunidades a longo prazo.

Grande parte destes padrões aceitam a metodologia do MDL também, já que ela é uma grande referência nos projetos do Mercado de Créditos de Carbono.

Atualmente os padrões mais importantes à nível mundial são os Padrões Verra, com a Global Standart possuindo também uma relevância significativa. No Brasil há uma quantidade expressiva de projetos dentro dos padrões da Plataforma Verra, não possuindo uma quantidade expressiva em outros padrões. Diante do fato de outros padrões estarem sendo reconhecidos e mais acessados, há uma tendência de aumento de projetos brasileiros dentro destes outros padrões ao longo dos próximos anos.

A Verra é uma plataforma global de registro de projetos voluntários de carbono e similares (solo, água, plástico, biodiversidade, etc). Nesta plataforma estão diversos padrões, e os principais são: Verified Carbon Standard (VCs) e Climate, Community anda Biodiversity (CCB).

Estes (e os demais) padrões Verra possuem metodologias específicas para cobrir os mais variados setores da economia, tais como: energia; construção civil; resíduos sólidos e líquidos; agricultura; pastagens; pecuária; processos industriais; transporte; mineração; manejos florestais; manejo de áreas úmidas; dentre outras metodologias como o MDL. Caso não aja uma metodologia própria para o objetivo/setor do seu projeto, o interessado poderá criar e propor para a Verra.

O passo a passo para a elaboração de projetos dentro da Plataforma Verra seria: escolher a metodologia; descrever e listar o projeto; validar o projeto; verificar a real redução do carbono; emissão das VCUs numa conta de crédito de carbono (que pode ser tokenizada e dentro de blockchain).

Como o Programa CarbonOK® poderá ajudar?

  • Realizando inventários de emissões/reduções de GEE;
  • Auditando inventários de GEE;
  • Certificando inventários e relatos de GEE;
  • Identificando possibilidade de projetos;
  • Estudando a viabilidade de projetos;
  • Elaborando projetos de gestão, de redução e de compensação de GEE;
  • Buscando registro de projetos de GEE;
  • Realizando auditoria em projetos (validação e verificação);
  • Intermediando compra e venda de créditos;
  • Intermediando compra e venda de propriedades para projetos;
  • Buscando a analisando novas tecnologias;
  • Formatando e intermediando parcerias;
  • Diversas outras formas possíveis.